quarta-feira, 6 de setembro de 2017

OS ESTUDOS AVANÇAM

Disciplina que vai apresentar como as novas tecnologias podem ser utilizadas para melhorar a vida e o trabalho das pessoas nos territórios urbanos, convênios com centros de pesquisa e parcerias com prefeituras e iniciativa privada são desdobramentos do Laboratório Conecticidade


Embora a constituição do grupo seja recente, os desdobramentos do Conecticidade – Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo já se fazem sentir. Além dos encontros mensais, o laboratório avançou no campo da pesquisa, com alunos de graduação e pós-graduação se dedicando ao tema. Como o objetivo é estudar a cidade sob uma visão sistêmica, “a base na Engenharia de Produção, que pode trabalhar de forma holística o conhecimento de várias áreas, como a engenharia elétrica, de transportes, civil, a arquitetura e urbanismo, é uma vantagem”, detalha o professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP Leandro Patah, um dos organizadores do grupo. “E os alunos vão pesquisar justamente isso, um modelo de visão sistêmica aplicado a uma cidade, que é um organismo vivo.”
Outra iniciativa é a criação de uma disciplina optativa lançada no Departamento de Engenharia de Produção neste segundo semestre para alunos da USP. Com o título de “Gestão Integrada de Cidades Inteligentes”, o curso do Departamento de Engenharia de Produção será ministrado pelos professores Marcelo Pessôa, Leandro Patah e Joaquim Ferreira. O objetivo é apresentar como as novas tecnologias, em particular a tecnologia da informação, podem ser utilizadas para melhorar de forma significativa a vida e o trabalho das pessoas nos territórios urbanos.
Um passo essencial que está em andamento é o estabelecimento de convênios com outros centros de pesquisa no Brasil e no mundo, além da parceria com prefeituras e a iniciativa privada.

Leia mais em SMART CITIES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário