segunda-feira, 30 de outubro de 2017

A segurança da informação cada vez mais ameaçada


O desenvolvimento tecnológico possibilitou um aumento exponencial da circulação e armazenamento de informações, o que trouxe inúmeros benefícios para empresas e cidadãos, mas quanto mais dados circulam pela internet, maior é o interesse em hackeá-los para obter algum tipo de vantagem


Na era da comunicação em rede, da indústria 4.0 e da internet das coisas, os dados de empresas e pessoas são ativos cada vez mais valiosos e estratégicos. Por isso mesmo, os inimigos estão à espreita, esperando o melhor momento para invadir sistemas e cometer crimes de vários tipos.


O gerente da qualidade da Diretoria de Certificação da Fundação Vanzolini, Airton Gonzalez, alerta para o fato de que quanto maior é o volume de informação circulando por redes específicas (de empresas, por exemplo) ou por canais abertos, como a internet, mais gente se interessa em obter esses conteúdos para tirar alguma vantagem. “Hoje é muito fácil para o usuário transferir informações via rede, mas há o outro lado da moeda, pois quanto mais comum é o compartilhamento, mais gente se interessa em fazer mau uso desses dados”, afirma Airton.
Diante disso, como é possível se precaver de modo sistêmico, para que as informações que tenham de ser preservadas o sejam, ao mesmo tempo que elas estejam disponíveis quando necessário? “É com isso que o sistema de gestão da informação trabalha numa empresa, mas para que ele seja eficiente é preciso levar em conta os processos, os equipamentos, os softwares e as pessoas – que são a parte mais frágil dessa corrente”, explica o gestor.
Outro fator de risco citado pelo especialista é a própria internet, por onde trafega a informação que vai ser armazenada na nuvem, por exemplo. “Hoje se orienta a fazer auditoria desses clusters de servidores que o pessoal chama de nuvem, pois o servidor pode estar em qualquer lugar, mas a questão é como a informação trafega? Pela internet, e esse é outro ponto fraco na cadeia”, acrescenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário