terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Sinal verde para a consciência nas organizações


Empresas que adotam certificações relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade contribuem para minimizar os danos à natureza, além de conquistar credibilidade e melhor desempenho



Certificações relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, como a ISO 14001 e o AQUA-HQE – Alta Qualidade Ambiental, desempenham papel relevante no esforço do desenvolvimento sustentável, já que reconhecem, por meio de avaliação rigorosa e sistemática, os resultados obtidos pelas organizações em seus processos e produtos, incluídos aqui o edifício e a infraestrutura urbana e territorial.

O coordenador das certificações AQUA-HQE e PBE-Edifica, da Fundação Vanzolini, Manuel Carlos Reis Martins, ressalta ainda uma série de benefícios gerados para as organizações que adotam esse tipo de certificação, entre eles: “A economia gerada pela redução de perdas de matéria-prima, produtos, materiais, água, energia e redução de resíduos nos seus processos ao longo do ciclo de vida dos seus produtos, no ciclo da construção, que se inicia no planejamento e projeto”. Além disso, há que se ressaltar a vantagem competitiva de produtos sustentáveis, cujo desempenho é superior, com economia e conforto para usuários. “As empresas se beneficiam pela preferência dos usuários por seus produtos de melhor qualidade, principalmente as pioneiras, pelo grande interesse jornalístico das suas ações, gerando um valor substancial de free-mídia, que se reflete na imagem pública”, acrescenta o especialista.

Em meio a esse ciclo virtuoso em formação, o meio ambiente agradece por receber menos pressão. “Com isso, o poder público pode aplicar melhor os recursos arrecadados do cidadão contribuinte, com a redução da necessidade de expansão da geração e distribuição de energia e água potável, por exemplo, pelo menor consumo das infraestruturas e edifícios sustentáveis”, complementa Martins.



Ideias em expansão



No âmbito da construção, um fator essencial para que esse movimento sustentável amplie seu alcance, é a maior divulgação de resultados por todos os agentes, começando pelos empreendedores que desenvolvem e certificam a sustentabilidade dos seus empreendimentos. “Para auxiliar a atingir o grande público, a Fundação Vanzolini oferece aos empreendedores que obtêm a certificação AQUA-HQE, por exemplo, o treinamento dos corretores que serão responsáveis pela comercialização das unidades comerciais e residenciais dos edifícios, para que possam realçar as medidas tomadas para maior conforto e saúde dos usuários, bem como para menores impactos ambientais e maior economia no condomínio, avalizados pela certificação”, destaca Martins.



Papel do Estado e do sistema financeiro



Os órgãos de Estado podem contribuir muito no esforço para salvar o planeta. Essa tomada de consciência permite criar programas amplos que valorizem a sustentabilidade: com sensibilização, formação e treinamento, redução de impostos e menos burocracia na aprovação de projetos e execução de empreendimentos e produtos certificados, e reconhecimento público. “Bancos e seguradoras também podem considerar, nas suas avaliações de risco e consequentes taxas e tarifas, a sustentabilidade comprovada, certificada, como já ocorre em países desenvolvidos”, afirma Martins. 

Os engenheiros, em conformidade com a ética profissional, têm a obrigação de trabalhar aplicando as melhores tecnologias de projeto e construção, que hoje incluem a sustentabilidade das suas obras. “E no campo da pesquisa devem, integrados com equipes multidisciplinares de arquitetos e cientistas sociais, físicos, químicos, biólogos, médicos, entre outros, buscar a inovação para a sustentabilidade, desenvolvendo soluções que nos deem mais tempo para mudarmos nosso comportamento de vida no planeta”, esclarece o coordenador do AQUA-HQE. 

“No planejamento urbano, também é preciso mobilizar competências multidisciplinares, desde o urbanista até o sociólogo. O que surge de mais promissor nesse campo é o conceito de cidades inteligentes e sustentáveis, estudado por vários grupos acadêmicos, como o Conecticidade, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP”, finaliza Martins.




 ▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔


Em dia com o meio ambiente



A Diretoria de Certificação da Fundação Vanzolini atua no campo ambiental em diversas frentes:




·                     Na área de sistemas de gestão, a certificação pela norma ISO 14001 atesta que a organização tem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) coerente e eficaz, controlando os impactos ambientais, economizando recursos, prevenindo a poluição e reduzindo o risco de acidentes. Atenção, pois o prazo de transição para a nova versão da norma se encerra em 2018.


·                     Quando o assunto é construção sustentável, a referência é o Processo AQUA-HQE. Trata-se de uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini.


·                     O programa EPD Brasil® fornece declarações ambientais que seguem os padrões internacionais de avaliação de impactos ambientais. Uma EPD® (do inglês, Environmental Product Declaration), também chamada de DAP (Declaração Ambiental de Produto) é um documento verificado e registrado que comunica informações transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental no ciclo de vida dos produtos. O programa brasileiro faz parte do International EPD® System, um programa global para declarações ambientais com base na ISO 14025.


·                     A oferta do processo de etiquetagem PBE-Edifica, por parte da Fundação Vanzolini, se insere na estratégia da entidade em fornecer à sociedade ferramentas na busca pela sustentabilidade em edificações. O PBE-Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/Procel Edifica.


·                     De adesão voluntária, a Certificação Ambiental de Instalações Náuticas, que havia nascido como Projeto Marinas, prevê a adequação física e operacional das atividades dos empreendimentos náuticos, além do controle de poluição do setor náutico e pesqueiro, com o objetivo de melhorar a qualidade dos ambientes costeiros.


·                     A Certificação NBR 15401 Sistemas de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem atesta que a organização que disponibiliza “Meios de Hospedagem” controla seus impactos ambientais e previne a geração de poluição.


·                     De adesão voluntária, a Certificação ISO 14064 – norma internacional que relata as emissões de gases de efeito estufa (GEE) – comprova que o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa segue as especificações internacionais e demonstra o comprometimento com a preservação do meio ambiente.




 ▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁▁

Para saber mais

A Vanzolini oferece uma série de cursos que esclarecem normas, certificações e processos de auditoria. Veja cursos oferecidos pela Fundação Vanzolini na área de sustentabilidade e meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário