quarta-feira, 13 de junho de 2018

Inteligência em favor da qualidade de vida nas cidades


Site do Conecticidade – Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo reúne acervo de palestras, apresentações e notícias do núcleo de pesquisa sobre smart cities

Lançado no ano passado, o Conecticidade – Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PRO-POLI-USP) – tem agora um site que reúne as diversas atividades do núcleo de pesquisa sobre smart cities, as chamadas cidades inteligentes.


O grupo multidisciplinar, que conta com a participação da Diretoria de Certificação da Fundação Vanzolini, tem como temas de pesquisa disposições técnicas, tecnológicas e de projeto que visam à melhoria e à supervisão do funcionamento e operação dos sistemas que compõem uma cidade, como abastecimento de água e de energia elétrica, coleta e tratamento de esgoto sanitário e de resíduos sólidos, iluminação pública, acessibilidade, mobilidade, segurança, acesso à internet, gestão integrada e planejamento.

Conteúdo

No site, é possível acompanhar eventos e consultar materiais produzidos pelo núcleo, disponíveis para a visualização.

Entre as atividades mais recentes do Conecticidade, está a organização de uma série de palestras gratuitas. A terceira delas será realizada no dia 20 de junho, das 9h às 12h, no Centro de Treinamentos da Fundação Vanzolini como parte do ciclo Noite e Dia. Com o título “A Utilização da Arquitetura Tecnológica Blockchain em um Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Municipais”, o encontro conduzido por Antônio de S. Limongi França vai tratar do uso da Blockchain como ferramenta de garantia da integridade da informação e aumento relevante dos benefícios gerados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, economia regional e finanças familiares (saiba mais).

A segunda palestra da série, ocorrida em maio, levou ao auditório do PRO, na USP, interessados no tema “Conecticidade: Panorama de Aplicações de Conceitos de Smart Cities na Região de São Paulo”. Ministrado pelo professor Marcelo Pessôa e pelo aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Poli-USP Marcel Fernandes Dallaqua, o evento traçou um panorama de aplicações de conceitos de smart cities na região de São Paulo, com especial atenção para o modelo conceitual de cidade inteligente, a aplicação do modelo em cidades na região de São Paulo, os desafios, tecnologias e integração da gestão e a relação entre nível tecnológico e qualidade de vida.

Sustentabilidade na construção civil e tecnologia

A abertura do ciclo, em 18 de abril, ficou a cargo do professor José Joaquim do Amaral Ferreira, diretor de certificação da Fundação Vanzolini, que apresentou o tema “Sustentabilidade Ambiental na Construção Civil”. Depois de uma introdução sobre a evolução do ser humano no planeta e o crescimento de consumo de recursos, Amaral Ferreira abordou pontos como os três vetores da sustentabilidade (ambiental, social e econômico), para então falar do setor da construção civil, seus impactos ambientais e a necessidade de torná-lo mais sustentável. Como forma de atestar essa sustentabilidade, explicou os conceitos da certificação AQUA-HQE – metodologia brasileira para avaliação e certificação da alta qualidade ambiental de empreendimentos. De acordo com o coordenador do Conecticidade, o professor do PRO Leandro Patah, “uma das metas das nossas pesquisas é desenvolver uma certificação para cidades inteligentes”. Veja no site a apresentação completa.

O evento de lançamento do ciclo contou ainda com as palestras dos professores Marcelo Pessôa e Manuel Martins. Pessôa focou questões ligadas à “Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis – Tecnologia”. O especialista tratou da evolução das tecnologias, sobretudo as voltadas para a comunicação, das telecomunicações, automação, convergência tecnológica e visão sistêmica (conhecimento essencial para abordar sistemas complexos como são as cidades). Segundo o professor, a expectativa para as cidades inteligentes “é o uso massivo de tecnologias que permitam a captura de informações em toda a área supervisionada”. Veja no site a apresentação completa.

Manuel Martins contribuiu com o debate por meio de uma análise sobre “As Cidades Inteligentes e o Planejamento Urbano Sustentável”. Em sua apresentação, abordou a cooperação técnica entre o Brasil e a França para a certificação AQUA-HQE, critérios de avaliação do planejamento urbano sustentável, traçou um panorama dos dez anos do Processo AQUA no Brasil, e teceu comentários sobre o referencial técnico, enfocando o sistema de gestão, indicadores de desempenho, categorias temáticas e a relação entre cidades inteligentes e o AQUA Bairros. Veja no site a apresentação completa.

Além desses arquivos, o acervo do site reúne trabalhos relevantes apresentados em seminários e estudos de caso.

Ao lado da Fundação Vanzolini, participam do Conecticidade a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), membros da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário