terça-feira, 7 de novembro de 2017

As cidades do passado


Não é de hoje que as pessoas elegeram os aglomerados urbanos como espaço para viver e trabalhar. Conheça um pouco dessa história que vai desembocar nas metrópoles atuais espalhadas pelo mundo

Qual a origem das cidades? Quando elas passaram a ganhar terreno como espaço de vida e trabalho? Segundo o professor de Engenharia de Produção da Poli-USP e membro do Laboratório Conecticidade – Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo, Leandro Patah, as cidades começaram a se formar pela necessidade de realizar trocas comerciais, entre outros motivos, como obter proteção contra inimigos (por meio da construção de fortalezas e muralhas). “Começou a fazer sentido as pessoas morarem juntas para se proteger”, diz o professor. “Além disso, as plantações passaram a oferecer excedentes, que se transformaram em moeda de troca. Isso tudo vai ajudando o processo de fixação das pessoas em um espaço físico.” A organização do espaço urbano tem seus primórdios ainda na Antiguidade, nas proximidades de rios, como o Tigre e o Eufrates, na Mesopotâmia, o Nilo, no Egito, e o Amarelo, na China.
Já na Idade Média, Constantinopla ganhou protagonismo por servir de ligação entre o Ocidente e o Oriente, e assim destacou-se como importante centro comercial na época.



Nenhum comentário:

Postar um comentário