segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A norma NBR ISO/IEC 27001:2013


Com requisitos genéricos e aplicáveis a qualquer organização, a metodologia foi estruturada para a adoção das melhores práticas na segurança da informação


O cenário um tanto alarmista tem sua função didática, mas é claro que pessoas e empresas não vão começar a descartar equipamentos de última geração em nome da segurança. No entanto, os riscos são altos demais para deixar de tratar essa questão de modo estratégico.
“No contexto empresarial, os gestores de segurança da informação são obrigados a buscar um alto nível de conhecimento técnico e aplicar mecanismos de gestão cada vez mais complexos e flexíveis para proteger a informação”, esclarece o gerente da qualidade da Diretoria de Certificação da Fundação Vanzolini, Airton Gonzalez.
O século passado foi marcado por coalizões, pactos, “joint-ventures”, associações de livre comércio entre nações, e um grande “boom” tecnológico ocasionado pela utilização da internet, que interligou esses atores e à dinamização de negócios, na busca por rentabilidade e competitividade.  Na base da convergência de tecnologias e integração de processos entre empresas, parceiros e fornecedores, temos uma ampla rede mundial que representa a cada instante uma nova ameaça à segurança da informação.
Nesta situação, vale a pena avaliar ativos com base na sua criticidade e impacto para o negócio, por exemplo:
          Ativos de Informação (Banco de Dados, Formulários, Planilhas, Base de Dados);
          Ativos Físicos (Hardware, Equipamentos de Energia, Links de Comunicação);
          Ativos de Software (Aplicativos, Antivírus, Ambientes);
          Ativos Intangíveis (Valor da Marca, Reputação da Organização);
          Colaboradores envolvidos

De acordo com Airton, neste cenário em que devemos garantir a autonomia de processos que geram, tratam e manejam a informação – motor propulsor desta nova sociedade –, devemos estar preparados para gerenciar a segurança da informação de maneira eficiente, e para isso o conhecimento é a pedra fundamental.
É exatamente neste ponto que se insere a norma NRB ISO/IEC 27001. Com requisitos genéricos e aplicáveis a qualquer organização, a metodologia foi estruturada para a adoção das melhores práticas na segurança da informação.
O objetivo básico da norma é ajudar a estabelecer e manter um sistema de gestão da segurança da informação buscando a melhoria contínua. “A grande vantagem que vejo na certificação pela 27001 é que se trata de um sistema que aprende. Você vai aprendendo com as lições boas e com as não tão boas e vai colocando tudo em um sistema. E assim todos podem ir se atualizando, mesmo com a troca de pessoal numa empresa”, completa Airton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário